Estou participando de um processo seletivo: aviso meu chefe?

E uma dúvida é muito comum neste momento: como devo proceder junto à empresa na qual eu estou trabalhando? Devo mentir quanto ao dia da entrevista ou devo falar ao meu chefe que estou participando de um processo seletivo para trabalhar em outra empresa?
A resposta é: depende.

É fato que a grande maioria dos profissionais não informa a atual empresa da sua participação em outros processos seletivos. Isto porque é natural que haja medo de algum tipo de represália ou desconfiança por parte do atual empregador, por este achar que o funcionário perdeu a crença na empresa, a motivação em trabalhar e passa a desconsiderá-lo como importante dentro do time.
E isto de fato pode acontecer. Alguns empregadores tem uma relação com seus funcionários muito focada na retenção de talentos, o que pode ser desastroso quando pensamos na gestão de talentos no médio prazo.
Mas não é mais surpresa quando profissionais chegam até mim dizendo que seus gestores tem pleno conhecimento de que eles estão participando de processos seletivos. É cada vez mais comum empresas focadas em engajar seus times e não mais retê-los somente.
Por isto a decisão de contar ou não ao seu empregador da sua participação em outros processos seletivos é atrelada ao estilo da sua relação com seu gestor e à cultura da empresa na qual você trabalha hoje. A transparência é sempre bem-vinda, mas é preciso conhecer como sua comunicação será recebida no ambiente organizacional no qual você se encontra.
O mais importante durante qualquer processo seletivo é você ser verdadeiro com você mesmo. Não faz sentido entrar em um processo seletivo e dar continuidade nele se você no fundo não quer sair da empresa.
E se você for sair mesmo, também é importante sempre sair com as portas abertas e não deixar nenhum “esqueleto dentro do armário” para quem for lhe suceder na posição que você está deixando.
Afinal, independentemente de onde você trabalha hoje ou em qual empresa trabalhará amanhã é o seu nome que fica vinculado às suas ações e são elas que constroem sua história

Marcelo Cuellar

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s