Estar sempre aberto ao mercado pode fazer com que você nunca atinja seus objetivos

São poucos os profissionais que eu convido para uma entrevista que não aceitam meu convite.

A maioria geralmente diz: estou muito bem onde estou, mas não fecho nenhuma porta para uma oportunidade.
Seguindo o senso comum, esta pode ser a decisão mais indicada quando pensamos em carreira, mas ao mesmo tempo ela esconde um grande risco.
Se você entrar em um processo seletivo “no embalo” somente para ver no que vai dar, os resultados poderão ser desastrosos.

Participar de processos seletivos constantemente para “ficar antenado” no mercado, faz com que você frequentemente tenha que justificar para o headhunter ou o contratante que há algo de ruim em seu emprego atual. E quanto mais você repetir esta justificativa, mais vai acreditar nela. Até que ela vira sua realidade e sua performance na empresa atual diminui, às vezes acarretando até em um desligamento.
Não há nada de errado em participar de processos seletivos no mercado, mas este movimento deve ser parte de uma estratégia de carreira previamente traçada por você.

Se você está de fato bem no seu emprego atual, enxerga os desafios propostos e está disposto a alcançá-los, talvez não faça nem sentido você olhar oportunidades no mercado. Outras frentes abertas dispersarão suas energias e foco, que poderiam ser utilizados para alcançar um destaque na posição que você ocupa hoje!
Tradicionalmente, o sucesso chega aos profissionais que sabem o que querem, estabelecem e cumprem seus objetivos. Tentações de curto prazo e atalhos milagrosos de ascensão profissional não fazem parte do repertório destes profissionais.

Autor: Marcelo Cuellar

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s