Como saber se eu sou ou não um profissional bem-sucedido?

Ser gerente até os 30 anos? Diretor até os 40? Ganhar um milhão de dólares antes dos 35 anos? Ter vivenciado uma carreira internacional?

Segundo o dicionário Michaelis de Português, “bem-sucedido” significa “que teve bom êxito”. E “êxito”, por sua vez, significa “sucesso final, resultado feliz”.
Quando utilizamos as palavras “sucesso” e “feliz” acrescentamos um tom muito pessoal à definição de bem-sucedido. Isto porque sucesso e felicidade têm diferentes significados entre as pessoas. Arrisco a dizer que quase cada um tem o seu próprio significado.
Se isto é verdade, saber se você é bem-sucedido ou não é mais um julgamento SEU do que das outras pessoas.
Parece papinho motivacional, mas é a pura realidade. Muitos podem achar que se não “deram certo” na carreira até determinada idade, é impossível se tornar bem-sucedido depois. Lembre-se, o livro “O Diário de um Mago” – considerado talvez o primeiro grande sucesso de Paulo Coelho – foi escrito quando ele tinha 40 anos e o Grande Sertão: Veredas – de Guimarães Rosa – quando este tinha 48 anos!
E com certeza estas duas obras carregam e traduzem – de alguma maneira – todo o aprendizado com erros e acertos que estes dois autores incorreram até aquele momento, quando a carreira era “menos bem-sucedida”.
A comparação entre sua carreira e a de outros profissionais que lhe cercam é natural e sempre existirá. Mas para saber se você é mais ou menos bem-sucedido do que outro profissional, é preciso saber qual é o seu objetivo. Se o seu objetivo não é o mesmo do seu colega de trabalho, não faz sentido você comparar sua trajetória profissional com a dele.
Vocês podem ser pares em um trabalho que desempenham papéis diferentes na trajetória profissional de cada um. Peter Drucker – pai do management – foi executivo do mercado financeiro, mas ao contrário de muitos de seus colegas e pares da época, destacou-se profissionalmente como acadêmico e consultor de negócios, não como executivo.
Se você quer ser bem-sucedido, é preciso ter um propósito, um objetivo a ser alcançado. Sem isto, como você saberá que obteve êxito?
Só ir trabalhar toda segunda-feira para cumprir uma carga horária e pagar sua contas ao final do mês com certeza não fará de você um profissional bem-sucedido.
Seja seu objetivo financeiro, de conhecimento, transformação da sociedade ou cuidado com o planeta, não importa. Ser bem-sucedido significa que você obteve (ou vem obtendo) sucesso no alcance deste objetivo.
E se isto está acontecendo não tem jeito: você sentirá a sensação de sucesso final, missão cumprida. Ou simplesmente, felicidade. O que quer que isto signifique para você.

BOA SORTE!

 

Autor: Marcelo Cuellar

Visite a página www.michaelpage.com.br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s