“FAZ PARTE DA MINHA REALIZAÇÃO VER A REALIZAÇÃO DE OUTRAS PESSOAS”.

gil

To our Brazilian friends.

Confira a entrevista com o Líder em Foco dessa semana, Gil Van Delft, presidente do PageGroup.

#1. O que um CEO deve ter como principais características para construir uma equipe de alta performance?

Para construir algo extraordinário, é preciso ter um plano bem definido. Mas, nenhum plano sai do papel se você não tiver pessoas certas, no lugar certo.

Isso parece muito óbvio, mas, na prática, vejo que muitos líderes falham justamente nesta parte essencial.

Partindo do princípio de que esta primeira parte (plano + pessoas certas) está ajustada, as características pessoais do CEO farão a diferença no sucesso da execução desse plano. São elas:

1. Paixão pelo que faz: quase todas as pessoas que têm sucesso em algo, têm paixão pelo que fazem.

Isso se vê no esporte, no mundo de negócios, na escola, etc. Paixão gera e transmite energia, automotivação e auto cobrança.

2. Interesse em (desenvolver) pessoas: oferecer 100% de você pela equipe. Saber desafiá-la e desenvolvê-la, e assim, extrair o melhor de cada indivíduo sempre.

3. Alto poder de execução (do plano): existem muitos líderes, e pessoas de forma geral, que fazem grandes planos e promessas. Mas, são poucos os que efetivamente executam o que planejaram. E não me entenda de forma equivocada: execução não quer dizer cobrança exagerada. Se você tiver paixão, a equipe certa, um plano de ação factível e um bom alinhamento de objetivos, a cobrança nem se quer será necessária!

4. Humildade: liderar uma equipe e gerar alta performance não funciona e não se sustenta no longo prazo quando o líder se acha mais importante que a equipe.

A palavra “sustentar” é importante. Não adianta estruturar uma equipe de alta performance que não perdura e não se desenvolve. Para isso, os pontos acima são ainda mais importantes!

#2. Como você imagina o mercado de recrutamento no Brasil nos próximos anos? (O que esperar daqui para a frente?)

O mercado de recrutamento no Brasil passou por uma grande transformação durante a última década. E, esta transformação, não vai parar. O Brasil é um pais onde o relacionamento interpessoal é muito importante. Veja por exemplo o crescimento forte do mercado de redes sociais no país. Alguns movimentos no mercado que aconteceram na Europa e nos EUA não deverão acontecer tão rapidamente aqui, porque estes dois mercados são mais transacionais e menos relacionais.

Esta intensidade e importância do relacionamento e emoção fazem o nosso mercado de recrutamento no Brasil ser muito mais interessante. O nosso crescimento tem demonstrado isso. Contato fisico com clientes e candidatos facilita o processo e assertividade do recrutamento e seleção.

A tecnologia desenvolve várias ferramentas que facilitam o nosso trabalho. Mas, o maior impacto da tecnologia, internet é a quantidade de informação que candidatos, consultorias e empresas passam a ter acesso.

O mercado no Brasil vai amadurecer ainda mais utilizando empresas como PageGroup para atrair e contratar seus talentos e executivos. Atualmente, na Europa e nos EUA aproximadamente 75% das vagas são preenchidas via consultorias de recrutamento. No Brasil, estamos falando de um percentual bem inferior ainda, por volta de 35%.

#3. O que você poderia recomendar aos nossos leitores que tem planos de chegar a uma posição de liderança deste porte?

Primeiramente, buscar um setor, ou empresas, que se encaixem no seu perfil profissional e pessoal para alavancar a sua carreira.

Fazer algo que ama ou, pelo menos, que gosta muito.

O caminho para ser CEO é longo. Tem que ter persistência, paciência e, mais importante ainda, fôlego! É uma maratona!

Buscar aprendizado sempre, pedir ajuda. Não aprendemos sozinhos! Buscar estar sempre rodeados de pessoas que possam agregar valor para você. Pessoas com as quais você possa sempre aprender.

#4. Quais são as suas maiores realizações na vida pessoal?

Sou uma pessoa competitiva, principalmente comigo mesmo. Me coloco objetivos de vida desde pequeno! Objetivos diários, anuais e, às vezes, de longo prazo. E, trabalho sempre para realizá-los.

Sempre quis ter uma família grande, meu maior orgulho são meus 3 filhos e minha esposa. Família proporciona uma estabilidade que a vida profissional às vezes não oferece.

Fiz 3 provas de Ironman, várias outras de triatlos de longa distância, maratonas, etc. Para todos, me preparei com a maior dedicação possível! Toda vez que passo a linha de chegada ou que termino um treino intenso ou longo, tenho a sensação de uma realização.

E para finalizar, eu tenho uma paixão por desenvolver pessoas, levá-las a outro patamar, fazê-las encontrar a felicidade, seja no negócio, no esporte ou em suas vidas pessoais.

Faz parte da minha realização ver a realização de outras pessoas.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s