BARÔMETRO DE CFO & LIDERANÇA EM FINANÇAS

O novo estudo da Michael Page revela os desafios de recrutamento em finanças assim como os líderes financeiros de hoje se tornaram líderes de mudança.

Em estudo recém-lançado realizado pela Michael Page, principal empresa de recrutamento no mercado global, destacam-se o papel crescente de altos profissionais de finanças em liderar com as mudanças em suas organizações. Entre outras descobertas importantes, a pesquisa, com base em respostas de cerca de 3.000 líderes financeiros em todo o mundo, também revela que 6 em cada 10 estão atualmente recrutando profissionais, especialmente para vagas em controladoria , contábil e análise e planejamento financeiro. No entanto, 2 de 3 estão enfrentando dificuldades em encontrar as pessoas certas.

O escopo em expansão do CFO

  • Nos próximos meses, em 4 de 5 líderes financeiros prevêem níveis significativos de mudança, principalmente nas áreas de implementação de políticas (50%) e implementação de software (47%).
  • Os resultados também mostram que os Diretores Financeiros (CFO) estão adicionando a si e a empresa novas competências e responsabilidades, tais como RH e TI, visando uma atuação mais desafiadora.

Motivações e ambições

  • A expansão do papel do líder financeiro é acompanhada por altos níveis de satisfação no trabalho: 75% dos líderes financeiros relatam sentir feliz em seu atual cargo.
  • O cargo de CFO por si só, é cada vez mais considerado como uma ambição de carreira, e não como mais um degrau na escada da carreira para se tornar CEO. Apenas 1,7% dos entrevistados prentende ou vê-se tornando CEO ou MD dentro dos próximos dois anos, enquanto 43,1% prevêem estar na mesma posição, mas com um papel mais amplo.

Para  Marcelo De Lucca, Managing Director da Michael Page Brasil: “A pesquisa revela os desafios, as motivações e ambições dos CFOs e outros líderes financeiros seniores de todo o mundo. Queríamos dar uma olhada objetiva com as vistas de líderes financeiros em todas as regiões do mundo. Quais as mudanças que eles estão planejando para o seu departamento? Qual é a sua estratégia de recrutamento e quais são as suas ambições pessoais de carreira?”

Ele acrescenta: “Uma das conclusões que se destacam para o Brasil, por exemplo, são os altos níveis de satisfação dos líderes financeiros nas suas posições atuais (82,4%), mesmo com um cenário de baixa confiança dos mesmos (44,09%) quanto a saúde e dinamismo do mercado de suas empresas, o que tem impulsionado a aplicação futura de novas políticas por 62% dos entrevistados.  No entanto, o Brasil ainda assim se mostrou aquecido na busca por talentos na área de finanças. Cerca de 7 entre 10 líderes em finanças declararam estar recrutando profissionais, com destaque para as áreas de Análise e Planejamento Financeiro  e Contabilidade.”

Um relatório detalhado com a análise das principais coonstatações da pesquisa está disponível no estudo da  Michael Page, intitulado: Insights globais: Barômetro de CFO & Liderança em Finanças: Do gerente de finanças até o líder de mudanças. O conjunto de funções

e habilidades em evolução do líder financeiro dos dias de hoje.

Sobre o estudo da Michael Page

De maio a junho de 2014, os líderes financeiros do mundo foram convidados a participar de uma pesquisa online para o Barômetro de CFO & Líder em Finanças da Michael Page. O estudo entrevistou os pontos de vista dos tomadores de decisão financeira em 70 países do mundo e compilados em 2.847 respostas de Diretores de Finanças e de outros líderes financeiros em uma variedade de indústrias e setores.

As respostas foram analisadas de forma independente, e quando necessário as comparações foram traçadas com os resultados da pesquisa anterior, de 2012. O relatório sobre as conclusões da pesquisa está disponível através da páginas espacial da Michael Page: http://estudo.michaelpage.com.br/CFO-barometer

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s